junho 08, 2009

Das eleições e reflexões


“Ao que Sancho respondeu:
- E, digam-me os senhores, se as coisas correrem de modo que meu amo perca a vontade de ser imperador e antes queira ser arcebispo, que é que costumam dar os arcebispos andantes aos escudeiros?
- Costumam dar-lhes – respondeu o cura – algum benefício simples: curato ou sacristia, de que auferem renda vitalícia, sem falar no pé-de-altar que rende bem outro tanto.”
D. Quixote de La Mancha, Miguel de Cervantes, tradução de Aquilino Ribeiro

Fechado o estaminé eleitoral, fazem-se contas e escondem-se cartas. Duques ou ternos, fundamentalmente. Os mais refractários ainda simulam beber um último copo para as televisões verem, ao som de “jota” qualquer coisa. Não é “jota” é “dá cá” qualquer coisa, em linguagem politico partidária. Entretanto, lá fora, nessa tal de Europa, a extrema-direita (a racista e a xenófoba) saltita mais umas pocinhas e, de nenúfar em nenúfar, do Reino Unido à Holanda, passando pelos países de Leste, lá vai ganhando uma cadeirinha nessa Europa que desdenha. Berlusconi dança. Carla Bruni, presumo, canta para o seu amado. Mas isso tudo fica longe… Entretanto, lá como cá, ninguém foi votar, e os votos em branco, no caso português, dariam para eleger um deputado; Entretanto, esse “povo” de que todos falam (e juram defender) mete férias: vai a banhos, nem que seja de chuva, ou esconde-se em casa para depois dizer que foi de vacances. Pelas ruas, o ar irrespirável da cidade recorda-nos que nada mudou. Compro o jornal. De passagem, ouço à porta da padaria que o “Quique já rescindiu com o Benfica” e que vem aí um tal de “Jesus”. Bem estamos precisados…

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom artigo, mas esqueceu-se de dizer que os conservadores ganharam em toda a linha...
apenas aqui a esquerda verdadeira se agigantou.

um abraço

Carlos SV

Anônimo disse...

Não queria ser anônima mas não dá para escrever o nome e URL..
Gostei muito da escrita do teu post e da imagem também...

Dama de copas